top of page

🎄

ROMÃ, UM DOS FRUTOS DA ÉPOCA NATALÍCIA


A romã é um fruto originário do Sul da Ásia, sendo Israel, Brasil e Espanha, alguns dos seus maiores produtores. Em Portugal, é o Algarve a região em que se verifica maior produção.

É um fruto com baixo valor calórico, rico em diversos compostos antioxidantes, fonte de fibras, vitaminas e minerais como carotenos, vitamina C, potássio e ferro. Possui uma ação anti-inflamatória e tem um papel importante na prevenção de inúmeras doenças digestivas, cardiovasculares, diabetes mellitus, hipertensão, entre outras.

Sabia que o seu potencial antioxidante é quase três vezes superior ao do vinho tinto e do chá verde?

A sua colheita, em Portugal, ocorre principalmente entre os meses de Setembro e Janeiro, sendo por isso uma fruta desta época em que nos encontramos. O seu consumo durante estes meses permite assim aproveitar ao máximo as suas qualidades nutricionais.

Pode ser conservada cerca de 2 meses, no frigorífico, na zona menos fria (gavetas inferiores) ou à temperatura ambiente, cerca de 1 mês. Também pode guardar os bagos já arranjados, num saco de plástico fechado no frigorífico, por 2 semanas ou, congelar por alguns meses.

No momento da compra, escolha fruta íntegra, que não apresente zonas danificadas. Geralmente as frutas mais pequenas são mais doces. Quanto à cor da casca, não tem necessariamente relação com a cor dos bagos, pelo que não baseie a sua escolha apenas nesta característica.

A romã é um fruto que pode consumir quer no seu estado natural, incluindo nas merendas da manhã/tarde, em sobremesas, compotas, mas também é uma ótima opção numa salada ou como integrante num molho a acompanhar pratos de carne.

O chá de casca de romã pode ser uma opção agradável para estes dias frios de inverno, sendo também associado a benefícios para quem sofre de problemas de estômago.

Hoje, a minha sugestão é uma salada que pode acompanhar diversos pratos de carne ou peixe.

E, sendo um fruto associado à longevidade e ao amor, aproveite esta quadra festiva para o partilhar com quem mais gosta!








コメント


Notícias //
Arquivo
Tags
bottom of page