
Cérebro dos desportistas responde 82% mais rápido em situações de forte pressão
A Dunlop, fabricante de pneus, realizou um estudo para avaliar a importância do rendimento mental face a situações de muito stress em conjunto com o professor Vincent Walsh do University College de Londres (UCL). Entre os resultados obtidos, destaca-se o facto da parte instintiva do cérebro das pessoas que praticam desportos de risco responder 82% mais rápido quando se encontram submetidas a uma forte pressão.
Ler mais.

Novo medicamento pode retardar Alzheimer
O laboratório farmacêutico Eli Lilly revelou durante a Conferência Anual da Associação de Alzheimer, nos Estados Unidos, que existe um novo fármaco para combater a doença, quando administrado em pessoas em fases iniciais da mesma. Trata-se do Solanezumab e apresenta efeitos positivos, ao conseguir atrasar o desenvolvimento da enfermidade. Ler mais.

Exterior dos jardins de infância não promove desenvolvimento saudável das crianças
As crianças passam muito pouco tempo nos espaços exteriores dos jardins de infância e, quando o fazem, é por curtos períodos de tempo e em actividades pobres que pouco ou nada beneficiam a aprendizagem e o desenvolvimento dos mais novos. A investigação da Universidade de Aveiro (UA), a primeira em Portugal a estudar a interacção das crianças com os espaços exteriores das creches e jardins de infância, aponta que os espaços exteriores e as actividades proporcionadas às criança

Meditação mindfulness: 5 passos para desenvolver a concentração
Pode-se definir meditação como um conjunto de técnicas que procuram treinar a focalização da atenção. Por essa razão, é um processo cognitivo auto-regulatório. Através da prática, desenvolvemos o controle sobre vários aspectos da capacidade cerebral de focar. Ler mais.

Os 7 grandes inimigos do cérebro
Ler mais.
Cérebro meu
"Cérebro meu" é uma reportagem sobre o assustador aumento do número de crianças diagnosticadas com a perturbação de hiperatividade com défice de atenção.
Esta doença afeta sobretudo crianças em idade escolar que revelam ser demasiado desatentas, desconcentradas e desobedientes.
Para contrariar este comportamento, são prescritos medicamentos cuja substância ativa é uma droga que atua ao nível do sistema nervoso central.
Em 10 anos os medicamentos para esta doença, aumenta

Benefícios da leitura
Artigo nº 79 do Jornal de Barcelos escrito pela Doutora Maria do Sameiro Araújo, Psicóloga no Personalizar.

Pais portugueses subestimam insucesso escolar dos filhos
O aumento da escolaridade obrigatória, o crescente número de alunos por turma, o reduzido tempo das famílias para acompanhar as crianças e a alteração dos valores da sociedade perante a escola, levaram a um aumento de casos de insucesso escolar nos últimos anos, e em crianças cada vez mais jovens. Ler mais.

Ajude os seus filhos a lidar com o stress escolar
Novas matérias, testes, professores com quem não se dão bem, muitas exigências: são muitas as situações que podem pôr o seu filho à beira de um ataque de nervos. Damos-lhe pistas para ajudá-lo a acabar com a ansiedade. Ler mais.

Encontrados genes responsáveis pela depressão das mulheres
Identificar que genes podem contribuir para a depressão não tem sido uma tarefa fácil, por isso os investigadores decidiram focar-se num grupo mais restrito e obtiveram melhores resultados. Ler mais.