MOTRICIDADE GLOBAL


A Motricidade Global ou Praxia Global é a capacidade de realizar movimentos utilizando diferentes grupos musculares, de forma voluntária e consciente. Traduz-se na organização da atividade consciente, da ação antecipada pelo pensamento, pois coordena o conhecimento integrado do corpo, por meio das informações cognitivas e emocionais resultantes das experiências anteriores e dos estímulos externos recebidos por vias preceptivas e sensoriais. Por exemplo, para lançar uma bola é necessário perceber o peso da bola, antecipar a sua trajetória, ajustar a posição da mão, ajustar o corpo em relação ao alvo, entender a distância corpo-alvo, a capacidade de executar o movimento e a confiança para realizar a tarefa. Imaginam o que era não termos esta capacidade? Pois bem seria impossível a nossa vida independente sem o desenvolvimento harmonioso deste fator.

Quando devo começar a estar atento(a) ao desenvolvimento deste fator? Pois bem, a motricidade global começa a aperfeiçoar-se por volta dos 5 anos e está dependente dos restantes fatores psicomotores que já seguiram em comunicações anteriores (tónus muscular, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo e estruturação espaço/tempo).

Dra. Ana Catarina Carvalho: Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Formação em Equitação Terapêutica; Formadora Certificada pelo IEFP; Exerce a sua atividade profissional a tempo inteiro na ACAPO, como responsável pela reabilitação de pessoas com deficiência visual; Colabora com o Centro Clínico-Educacional Personalizar como Psicomotricista que acompanha crianças com dificuldades no desenvolvimento psicomotor e Perturbações do Espectro do Autismo; Colabora com o Colibri – Centro de Envelhecimento Saudável proporcionando sessões de Psicomotricidade a idosos.








Saber mais

A estimulação é sempre necessária e quanto mais precoce, melhores resultados obteremos. Existem alguns sinais de alerta que devem merecer a nossa atenção: ... Tropeça em si próprio ou em objetos, cai e desequilibra-se muitas vezes; ... Os membros superiores e inferiores parecem descoordenado; ... Caminha de forma “desajeitada”; ... Não planeia as ações e executa-as sem critério; ... Não consegue saltar; ... Precisa de ajuda para realizar tarefas motoras; ... Tem dificuldade em chutar/atirar uma bola ou fá-lo “sem pensar”; ... Evita atividades de coordenação motora ou destreza motora.

Saber mais


A CONSULTA DE PSICOMOTRICIDADE ESTÁ DISPONÍVEL PARA AJUDAR A DESENVOLVER ESTA COMPETÊNCIA. FAÇA-NOS CHEGAR AS SUAS DÚVIDAS OU MARQUE CONSULTA PARA O ESCLARECERMOS!

Conheça-nos

Marque aqui a sua consulta


Av. Dom Nuno Álvares Pereira, nº25 253812311 / 911118741 www.personalizarclinica.com

Notícias //
Arquivo
Tags