Consulta de Psicomotricidade


ESTRUTURAÇÃO ESPÁCIO-TEMPORAL

A estruturação espácio-temporal surge da organização funcional da lateralização e da noção de corpo, uma vez que para um conhecimento do espaço exterior e dos outros é imprescindível um real conhecimento e consciencialização espacial do nosso interior. É ainda o resultado do adquirir relações com os objetos localizados no espaço ou da posição relativa do corpo. Ou seja, é resultado de múltiplas relações integradas da tonicidade, equilibração, lateralização e noção de corpo. Sem uma adequada lateralização e uma adequada noção do corpo, não podemos esperar uma ajustada estruturação espácio-temporal.


Entre os 4/5 anos decorre um pico no desenvolvimento e na maturação deste factor pelo que devemos estar vigilantes a alguns sinais de alarme: – A criança tem dificuldades em seguir noções de direção e em medir distâncias; - A criança tem dificuldade em ajustar o corpo ao espaço; – A criança está sempre a ir contra objetos/pessoas; – A criança tem dificuldades em organizar a sucessão de acontecimentos do seu dia-a-dia; – A criança ainda não é capaz de seguir instruções de forma autónoma; – A criança tem dificuldade em seguir mapas ou pequenos trajetos desenhados; – A criança tem dificuldade em organizar-se no tempo durante as tarefas.

A CONSULTA DE PSICOMOTRICIDADE ESTÁ DISPONÍVEL PARA AJUDAR OS MAIS NOVOS A DESENVOLVEREM ESTAS COMPETÊNCIAS. FAÇA-NOS CHEGAR AS SUAS DÚVIDAS OU MARQUE CONSULTA PARA O ESCLARECERMOS!

Conheça o nosso serviço

Marque avaliação

Notícias //
Arquivo
Tags