SALADA: Refeição simples e perfeita!



SALADA: Refeição simples e perfeita! Nesta altura do ano, com o tempo mais quente, sabem melhor as refeições mais leves. Assim, as saladas tornam-se excelentes opções! São pratos leves, coloridos, frescos e, em geral, de fácil digestão. Deixo algumas sugestões de como elaborar uma refeição completa, equilibrada nutricionalmente, à base de saladas!


1º - Comece por escolher uma “base”; Ex: alface, rúcula, couve roxa, espinafres baby,...


2º - Junte mais 1 ou 2 hortícolas;

Ex: tomate, pepino, cenoura, beterraba ou nabo ralado,...


3º - Adicione uma pequena fonte proteica. Vai tornar a refeição mais completa e ajudar na saciedade. Contudo, escolha opções magras. Ex: carne de aves (cozida/grelhada), marisco ou peixe desfiado (cozido/grelhado), atum em conserva, ovo cozido, tofu ou queijo, de preferência magro.








4º - Poderá também juntar uma pequena quantidade de alimentos ricos em hidratos de carbono; Ex: massa, quinoa, aveia, grão-de-bico, lentilhas, couscous, … previamente cozinhados.







5º - A fruta também pode ser uma opção, ajudando a dar um sabor mais fresco; Ex: maçã, manga, abacaxi, morango,...









6º - Um elemento crocante, de “topping”, ajuda a criar diferentes texturas; Ex: Amêndoa, caju, nozes, sementes de abóbora ou girassol.




7º - Por fim, um molho, que faça a ligação dos diferentes ingredientes. Atenção, junte o molho só no momento de consumo. Ex: Iogurte magro, azeite, vinagre são boas opções, com adição de ervas aromáticas e especiarias e até sumo de fruta. De preferência não utilize sal!











Bom apetite!

Saber mais

Nutricionista - Dra. M.ª João Correia - Licenciatura em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; - Mestrado em Alimentação Coletiva, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; - Nutricionista Centro Clínico-Educacional: Personalizar desde 2006 Saber mais


Conheça-nos


Faça aqui a sua marcação

Notícias //