Alternativas à proteína de origem animal

Cada vez mais pessoas procuram alternativas à proteína de origem animal, seja por uma questão de relação com os animais, proteção do meio ambiente ou até motivos de saúde. Os alimentos de origem vegetal contêm proteínas consideradas de baixo valor biológico ou incompletas, ou seja, não contêm todos os aminoácidos essenciais. Para compensar essa limitação, devem ser conjugadas com cereais e, desta forma, já se conseguem obter todos os aminoácidos essenciais, e o valor proteico passa a ser idêntico ao das proteínas de origem animal.

Saber mais

De entre as principais fontes alimentares de proteína vegetal, destacam-se as leguminosas. Feijão, favas, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, tremoço,... são ricas em inúmeras vitaminas (principalmente do complexo B), minerais (nomeadamente o ferro, zinco, magnésio, potássio e fósforo), fibra e vários antioxidantes. Além disso, são baixas em gordura saturada e são isentas de colesterol.


A soja é também uma excelente alternativa. É uma leguminosa, mas apresenta todos os aminoácidos essenciais! Contudo, prefira a soja no seu estado mais “natural”, o feijão de soja ou o edamame (vagens de soja verde). Os produtos derivados da soja, como a soja texturizada, o tofu ou tempeh ou outros alimentos processados, poderão já não ser uma boa alternativa, dependendo dos ingredientes adicionados.




A quinoa, apesar de muitas vezes ser confundida com um cereal, devido à sua utilização culinária ser muitas vezes para substituir o arroz, é no fundo uma semente. Para além de inúmeras outras vantagens, é um alimento rico em proteína de alto valor biológico, sendo por isso também uma excelente alterantiva às proteínas de origem animal.



Dê sempre preferência a alimentos no seu estado natural, cozinhando-os em casa e temperando a seu gosto. Ficarão, certamente mais saudáveis. Caso opte por alimentos mais processados, seja por uma questão de praticidade ou de gosto, escolha sempre os que apresentarem uma menor lista de ingredientes e de preferência com teores reduzidos de sal, açúcares e gorduras saturadas.

Aproveite estas sugestões e diversifique a sua alimentação!

Faça aqui a sua marcação

Maria João Correia, Nutricionista, 0343N

















Notícias //
Arquivo
Tags